Código: | EDB20039 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | TPEDM | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Artes | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 2º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
|
||||||||||||||||||||||||||
Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
|
||||||||||||||||||||||||||
Responsável: |
José Carlos David Nunes Godinho |
||||||||||||||||||||||||||
Corpo docente: |
José Amilcar Capinha Gil José Carlos David Nunes Godinho |
Português/Inglês
A - Desenvolver conhecimentos nos domínios das literacias e terminologias musical e dramática, com apropriação dos conceitos nucleares.
B - Vivenciar atividades sonoro-musicais e dramáticas e compreender os seus objetivos, estrutura e procedimentos.
C - Desenvolver competências e técnicas específicas no âmbito do Teatro e da Música.
1. Conceitos básicos em técnicas e práticas das expressões dramática e musical:
- Timbre; Dinâmica; Altura; Ritmo; Forma.
- Materiais sonoros (escrita e leitura); Expressão; Jogo estrutural; Valor.
2. Processos de Criação, Audição e Interpretação:
- Meios e recursos disponíveis nas linguagens da música e das práticas dramáticas.
- Repertórios musicais eruditos, populares e tradicionais portugueses.
3. Técnicas específicas musicais e dramáticas:
- Técnica vocal, instrumental (Orff, flauta de bisel, cavaquinho...) e corporal (gesto, mímica, movimento...); técnicas elementares de encenação e representação; performance corporal em espaço teatral; máscara facial.
Os temas a desenvolver nesta Unidade Curricular visam conferir aos alunos os conceitos fundamentais ligados às artes e ao património cultural, assim como ferramentas que lhes permitam levar à prática ações ligadas à organização e dinamização educativa e cultural de públicos diversos. Os conteúdos programáticos são articulados tendo como base dois eixos fundamentais: a componente teórica e a implementação prática, de modo a facilitar a consolidação da aprendizagem.
A articulação entre os conteúdos e os objetivos é a seguinte: A com 1; B com 2; C com 3.
As sessões compreenderão a exposição e debate em torno das temáticas programáticas e a experimentação prática, individual e grupal, de processos artísticos performativos. Este trabalho teórico-prático em sala de aula será complementado com a pesquisa e leitura de documentos e a produção e apresentação de trabalhos.
A participação em processos de pesquisa, leitura, exposição oral, debate, experimentação prática, produção e performance permitem o saber integrado que é anunciado nos objetivos e que inclui conhecimento, compreensão, apropriação e criação multimodais.
A avaliação incluirá:
- Assiduidade e participação – 45%
- Realização e apresentação (5/7 minutos) em trios de um dossiê digital de materiais (recursos educativos) nas áreas musical e dramática – 15%
- Produção e apresentação de uma performance (musical e dramática) em trios (5/7 minutos), a partir de um exemplo de música popular/tradicional portuguesa– 30%
- Ponderação – 10%
Em situação de exame, a avaliação incidirá sobre a realização e apresentação individual de um dossiê de materiais (peso de 40%) e de uma performance (peso de 60%), tais como descritos.
O regime de assiduidade prevê um mínimo de 50% de presenças para os estudantes trabalhadores e de 75% para todos os outros.
DEVIDO ao surto de COVID 19, algumas aulas presenciais foram substituídas por ensino a distância, designadamente, com recurso às Plataformas Moodle, Zoom e ao correio eletrónico. Os produtos de avaliação solicitados foram, igualmente, sujeitos a alteração.
A nova avaliação será a seguinte:
1. Assiduidade e participação (20%)
2. Realização de uma performance dramática e musical, em pequeno grupo, registada e editada em vídeo e discutido a distância (40%)
2. Realização de um portefólio digital sobre a performance, em pequeno grupo, apresentado a distância (40%)
O exame final será o seguinte:
1. Realização de uma performance dramática e musical, individual, registada e editada em vídeo e discutido a distância (60%)
2. Realização de um portefólio digital sobre a performance, individual, apresentado a distância (40%)
|